Vera Cruz sedia 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Vera Cruz do Oeste sediou na última sexta – feira (19/07) a 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com a participação dos 20 municípios que pertencem ao Codeter (Conselho de Desenvolvimento Territorial do Oeste do Paraná).

O evento precedeu a 2ª Conferência Nacional e a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Paraná, e teve por finalidade propor diretrizes, prioridades e estratégias para a construção do Plano Territorial, Estadual e Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

A conferência foi realizada no Colégio Estadual Vital Brasil e reuniu cerca de 160 pessoas, entre essas: delegados, observadores, convidados e autoridades como o prefeito de Vera Cruz e presidente do Codeter, Eldon Anschau, membro da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Paraná, Alexandre Faria, deputado estadual, Professor José Lemos, o chefe do Núcleo Regional da Seab, Eder Bublitz, gerente macrorregional Oeste e Sudoeste da Emater, Paulo R. Taschetto, gerente regional da Emater de Toledo, Ivan Raupp e de Cascavel, Renato Jasper, coordenador da Conferência, Antonio dos Santos, além de secretários municipais, vereadores e prefeitos dos municípios da região.

O prefeito de Vera Cruz e presidente do Codeter, Eldon Anschau destacou a importância do momento. “O dia de hoje é muito importante, pois vai possibilitar a troca de informações, sendo o momento ideal para colocarmos no papel nossos anseios e expectativas. Tenho certeza que por meio dessa união entre os municípios conseguiremos mais progresso e desenvolvimento”.

O representante do MDA, Alexandre Faria também deixou sua mensagem aos participantes.“Com o Território Oeste reconhecido, o dia de hoje é uma grande oportunidade para vocês discutirem as prioridades de seus municípios, para a viabilização de recursos junto ao Governo Federal. Além disso as proposições que serão discutidas aqui possivelmente farão parte do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável”.

A conferência seguiu com a realização de palestras proferidas pelo gerente macrorregional Oeste e Sudoeste da Emater, Paulo R. Taschetto e pela assistente social da Emater, Jussara Walkowicz. Na sequência foram formados quatro eixos de discussão, que resultaram na elaboração e apresentação de propostas para serem encaminhadas à conferência estadual. Também foram eleitos os 10 delegados titulares e 10 suplentes para participarem da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Paraná, nos dias 26, 27 e 28 de agosto em Curitiba.

A nível nacional a responsabilidade da Conferência é do MDA e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural da Agricultura Familiar – CONDRAF. No estado do Paraná foi criada uma comissão organizadora tendo o CEDRAF, SEAB e Emater como responsáveis pelo processo. O recurso para alimentação dos participantes da Conferência em Vera Cruz foi viabilizado pelo Programa de Microbacias do Estado do Paraná – através da SEAB/Emater.

Reunião de prefeitos

Paralelamente à conferência ocorreu um encontro entre os prefeitos do Codeter e do Cidersop (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Social, Educacional e Cultural Sustentável da Região Oeste do Estado do Paraná), a fim de discutir assuntos como: estudo de viabilidade de convênio entre o Consórcio e a Sanepar com relação ao Lixo Orgânico, nos municípios consorciados, apresentação de propostas para o Plano Plurianual do Cidersop, entre outros assuntos.