Secretaria de Agricultura desenvolve campanha para o controle de formigas cortadeiras

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos está desenvolvendo uma campanha para o controle de formigas cortadeiras no município.

Os professores da Rede Municipal de Ensino e as Agentes Comunitárias de Saúde já receberam capacitação sobre esta campanha.

As atividades foram ministradas pela engenheira agrônoma, Glaucia D. Trevizan a qual explicou sobre a identificação dos gêneros de formigas, época ideal de controle, ciclo de vida (saúvas e quenquéns), métodos de controle, princípios ativos liberados para uso no Paraná, metodologia de aplicação do produto e monitoramento dos formigueiros.

Conforme a secretária municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Silvia Maccari o objetivo desse trabalho foi munir essas profissionais com informações, para que elas possam orientar corretamente a população quanto ao controle das formigas cortadeiras.

“A responsabilidade pelo controle e monitoramento da formiga é de cada morador, no entanto estamos desenvolvendo um trabalho através da elaboração de material informativo, para que possa ser distribuído à população no sentido de oferecer informações que ajudem no combate à formiga. Por isso essa capacitação se fez necessária, uma vez que esses profissionais irão nos ajudar nesse trabalho”, enfatizou a secretária.

A secretária ainda informou que foi realizado um levantamento das áreas públicas do município para que seja feito o controle das formigas. “Adquirimos produtos para serem aplicados nessas áreas, mas é importante destacar que todos devem fazer a sua parte para termos sucesso nesse trabalho”, explicou.

As formigas cortadeiras causam grandes transtornos e prejuízos, especialmente à agricultura, por isso o controle se faz tão necessário.

Veja abaixo o material informativo elaborado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos sobre Controle de Formigas Cortadeiras em Áreas Públicas e Urbanas do Município de Vera Cruz do Oeste – PR.

Última atualização ( Qui, 22 de Agosto de 2013 14:25 )