Vital realiza etapa municipal da 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil e a 1ª Conferência do Meio Ambiente

O Colégio Estadual Vital Brasil, realizou no dia 22 de agosto a etapa municipal da 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil e a 1ª Conferência do Meio Ambiente.

Estas conferências têm por objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

O tema escolhido para a conferência foi Escola Sustentável: Cisterna, pois o colégio possui uma cisterna com capacidade de 58 mil litros. A construção se deu em parceria do Grêmio Estudantil “Vital Brasil” com apoio da Prefeitura Municipal de Vera Cruz do Oeste e a Itaipu Binacional. A cisterna possibilitou uma economia de água de, em média, 30m³ / mês. Essa água é utilizada nas descargas dos banheiros e horta escolar.

A conferência foi dividida em dois momentos. No primeiro momento os alunos assistiram a uma palestra proferida pela professora Ivonete do Carmo de Lourdes Gebauer, que falou sobre a importância da água e da preservação do meio ambiente.

No segundo momento os alunos foram encaminhados para as salas que funcionaram como oficinas, com o intuito de propor possíveis soluções visando a melhoria da qualidade de vida, apresentando as soluções como projeto de ação com as propostas de intervenção na escola.

Na sequência foram escolhidos o delegado e seus suplentes de forma democrática pelos alunos presentes, ficando o seguinte:

Delegada: Ana Letícia Mailho Macedo

1º Suplente: Wallace Gomes Lima

2º Suplente: Pedro Henrique Madeira

3º Suplente: Laura Bragato Maziero

Estes alunos representarão o Colégio Estadual Vital Brasil e o projeto de ação Escola Sustentável na etapa Estadual e Nacional da conferência.

Última atualização ( Qua, 28 de Agosto de 2013 16:08 )