Zeca Dirceu comemora regularização de pagamentos federais para o SAMU

Zeca Dirceu comemora regularização de pagamentos federais para o SAMU

O deputado federal Zeca Dirceu comemorou a portaria do Ministério da Saúde, divulgada nesta segunda-feira (31) no Diário da União, que habilita os municípios do Paraná a receberem o custeio mensal para manutenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. O repasse chega a cerca de R$ 800 mil anuais para região Oeste do Estado.

Zeca solicitou ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, na última semana, o comprometimento do Governo Federal com o serviço e ressaltou a importância de manter atualizados os pagamentos para que o atendimento prestado não prejudique a população. “Fico muito feliz com a notícia. Quando estive com o ministro ele me garantiu que essa era uma das prioridades do Governo, pois respeitar o trabalho do SAMU e garantir suas condições de atendimento é de extrema importância para o salvamento de muitas vidas”, ressaltou o parlamentar.

Segundo o prefeito de Vera Cruz do Oeste, Elton Anschau, o esforço do deputado federal foi fundamental para a solicitação de liberação dos recursos. “Agradeço muito ao Zeca que sempre tem ajudado não só nossa cidade, mas toda a região. Ele não mede esforços quando o assunto é a melhoria da saúde. E com a garantia desse repasse do Governo federal para o atendimento prestado pelo SAMU estamos muito mais tranquilos”, destacou.

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa que presta socorro à população em casos de emergência. Com o SAMU Governo Federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

A Rede Nacional SAMU  possui hoje 146 serviços de atendimento móvel às urgências, atendendo, com isso, 1.269 Municípios brasileiros, num total de 101 milhões de pessoas.