Abatedouro de Frango Caipira passa por vistoria inicial para liberação do SIP

Abatedouro de Frango Caipira passa por vistoria inicial para liberação do SIP

Na última sexta – feira (4/4) o Abatedouro de Frango Caipira de Vera Cruz do Oeste recebeu a visita técnica da fiscal do Serviço de Inspeção do Paraná – SIP, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - ADAPAR, Mônica Karam Silva.

A técnica esteve no município a pedido da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, para fazer uma vistoria inicial neste espaço com a finalidade de dar entrada ao processo de liberação do SIP para o abatedouro de Vera Cruz.

Com o SIP liberado os produtores de frango caipira poderão comercializar as aves para todo o Estado do Paraná, garantindo mais mercado consumidor e melhor renda.

Na ocasião a fiscal realizou um laudo do abatedouro apontando o que precisa ser melhorado para a obtenção do SIP.

Conforme a secretária municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Silvia Maccari, a partir desse laudo o próximo passo é providenciar a documentação necessária, conforme itens listados pela técnica e terminar as instalações e infraestrutura de acordo com as orientações repassadas, para ser protocolada junto à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná - SEAB.

“Após protocolar a documentação, a Seab tem 30 dias para dar o seu parecer, não havendo nenhuma divergência, esses documentos vão para Curitiba, onde passarão por análise e aprovação. Depois disso é só aguardar a fiscalização final”, explicou a secretária.

A secretária ainda explicou que um dos critérios para que a Secretaria de Agricultura pudesse dar entrada ao processo de liberação do SIP, foi a obtenção da Licença de Operação do IAP. “Estamos trabalhando de forma intensiva para que o SIP saia o quanto antes para o nosso município, e com isso beneficie nossos produtores”, disse.

Após realizado esse processo, o município vai entrar com pedido de registro de produto, para poder colocar o frango caipira de Vera Cruz no mercado.

Autoridades acompanharam a vistoria