Inicia a campanha de vacinação contra a gripe

E-mail Imprimir PDF

Inicia a campanha de vacinação contra a gripe

A campanha nacional de vacinação contra gripe deste ano iniciou no dia 22 de abril e segue até o dia 9 de maio, sendo 26 de abril o dia de mobilização nacional.

 

Com tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”, a campanha do Ministério da Saúde para este ano orienta cada público prioritário a procurar os postos vacinação no período da mobilização.

 

A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos.

O público-alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. Em Vera Cruz do Oeste a meta é vacina 2.708 pessoas.

Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, integram o grupo prioritário para a vacina pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

As pessoas portadoras de doenças crônicas não - transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

DIA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL – No dia 26 de abril vai ocorrer uma mobilização em Vera Cruz, com a finalidade atingir a meta de vacinação e conscientizar a população sobre a importância da vacina. O atendimento será das 8h às 17h, sem intervalo para almoço, nos seguintes pontos de vacinação: Centro de Saúde localizado na antiga Casa das Irmãs, Mini Posto de Saúde do bairro Jardim Bandeirantes, Mini Posto de Saúde do bairro Jardim América, Mini Posto de Saúde da comunidade São Sebastião, Loja Brasileira e Capela São José.

Nos demais dias a vacinação acontece apenas na antiga Casa das Irmãs e nos mini - postos dos bairros no horário de expediente. Para receber a dose são necessários documentos como: carteira de vacinação ou identidade e Cartão SUS.


MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

 

Última atualização ( Sex, 25 de Abril de 2014 13:27 )  

 


Acesso a Informação

Validação de Documentos

Transparência

Diário Oficial