Gestão democrática: Vera Cruz elege conselhos escolares nesta sexta - feira

Gestão democrática: Vera Cruz elege conselhos escolares nesta sexta - feira

Por considerar a gestão democrática e participativa fundamental para a construção de escolas com mais qualidade, a Administração Municipal de Vera Cruz do Oeste vem desenvolvendo uma série de ações, priorizando a opinião da comunidade nas decisões escolares.

Um dos exemplos disso é a Lei Municipal Nº 1024/2013, a qual dispõe sobre a criação e implantação dos Conselhos Escolares nos estabelecimentos de Ensino mantidos pelo município.

A Lei que foi aprovada no ano passado, não ficou apenas no papel, visto que nesta sexta – feira (9/5) ocorrerá uma eleição, com o objetivo de formar os conselhos de cada escola municipal.

Conforme explica a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Edena Carla Dorne Cavalli, esses conselhos vem para fortalecer os trabalhos já desenvolvidos pelas APMF´s (Associação de Pais, Mestres e Funcionários). “Enquanto a APMF cuida da parte financeira e da administração escolar, os conselhos exercerão um papel muito importante, pois eles serão o coração da escola, através do acompanhamento da aprendizagem dos alunos, verificando condições de trabalho, e muitas outras ações, ou seja, o conselho terá de fato o poder de decidir os melhores caminhos para uma educação com mais qualidade”, explicou.

Cada conselho será composto por pais, alunos, professores e funcionários das escolas, sendo que o número de membros será proporcional ao número de alunos. A eleição ocorrerá o dia todo nas escolas.

Outro exemplo, da implantação da democracia no ambiente escolar em Vera Cruz, são as eleições para diretores municipais, as quais ocorrem a cada dois anos e pela segunda vez a comunidade escolar participou de forma ativa na escolha dos diretores.

“Com essas ações Vera Cruz dá um passo à frente para o fortalecimento da educação básica, através da melhoria dos processos de gestão escolar”, enfatizou a secretária, Edena.