Começa a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa

E-mail Imprimir PDF

Começa a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa

Produtores devem ficar atentos quanto ao prazo de vacinação, da segunda etapa da Campanha Contra Febre Aftosa.

A campanha foi lançada no último sábado (1º/11) e segue até o dia 30 de novembro. Todos os bovinos e bubalinos, inclusive os bezerros com poucos dias de vida devem ser vacinados.

A vacinação dos animais, assim como a comprovação, é obrigatória por lei (Lei 11.504/96 e Decreto 12.029/14) e o produtor que não cumprir ficará sujeito a multas.

Em Vera Cruz, o produtor deve apresentar a nota fiscal e o comprovante de vacinação, na Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, até o prazo estipulado.

FEBRE AFTOSA - A febre aftosa é uma das mais contagiosas doenças que atingem os bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos. Causada por vírus, ocasiona muita febre, feridas na boca e nos cascos, dificultando a movimentação e alimentação dos animais, o que acarreta elevada e rápida perda de peso e queda na produção de leite. Como consequência, há grandes prejuízos na exploração pecuária. É altamente transmissível por animais doentes e pelas secreções e excreções destes, como saliva, urina, fezes, leite, etc.

 

 

 


Acesso a Informação

Validação de Documentos

Transparência

Diário Oficial