Vera Cruz faz arrastão contra a dengue

Vera Cruz faz arrastão contra a dengue

O município de Vera Cruz do Oeste vem investindo na prevenção como melhor aliada no combate ao mosquito da dengue.

Na última semana, um arrastão foi realizado na área central da cidade, com o objetivo de eliminar criadouros e larvas do mosquito.

Este importante trabalho envolveu profissionais da Equipe Saúde da Família – ESF, Agentes Comunitários de Saúde - ESF, equipe da Vigilância em Saúde, profissionais da Secretaria Municipal de Viação, Obras, Transporte e Urbanismo, profissionais da Vigilância Sanitária e apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

De acordo com o coordenador de endemias do município, Mauro Cesar Noronha, por meio desta ação foi possível visitar 500 imóveis, no Centro da cidade. “Nossa intenção é diminuir o Índice de Infestação do Mosquito da Dengue, que está em torno de 3% em nosso município, quando o recomendado pelo Ministério da Saúde, é de até 1%. Mantendo esse índice dentro da normalidade, evitamos uma possível epidemia em Vera Cruz”, explicou ele.

O coordenador ainda informou que foram realizados quatro fumacês pela cidade e também realizada a notificação de moradores, através do setor de Vigilância Sanitária, para a limpeza e eliminação dos criadouros em seus imóveis.

“Todo esse esforço da Administração Municipal e de todos os órgãos e entidades envolvidas, só é válido se a população também fizer a sua parte. O combate a dengue é diário, por isso pedimos que a comunidade continue colaborando, para que nosso município fique livre desta doença”, enfatizou Mauro.

CASOS – Vera Cruz do Oeste registra até o momento três casos de dengue. Todos eles são importados, ou seja, não foram contraídos no município. A Secretaria de Saúde tomou todas as medidas necessárias para que a doença não seja replicada, inclusive cinco ações de bloqueio de casos suspeitos, para eliminar possíveis mosquitos infectados com o vírus.

Última atualização ( Sáb, 28 de Março de 2015 10:08 )