Microbacia do Rio Jacutinga recebe ações de preservação e revitalização

Microbacia do Rio Jacutinga recebe ações de preservação e revitalização

A microbacia do Rio Jacutinga está recebendo uma série de melhorias, por meio do convênio firmado entre a Prefeitura e a Itaipu Binacional, através do projeto Gestão por Bacias Hidrográficas, do Programa Cultivando Água Boa.

As obras que iniciaram no ano passado, estão tendo continuidade em 2015, através da construção de 50.000 m² de readequação de estradas, 50.000 m² de cascalhamento, aquisição de equipamentos (distribuidor de dejetos líquido e sólido), conservação de solo com a construção e adequação de terraço base larga totalizando em 10.000 metros e construção de três abastecedores comunitários.

Para o morador, Juscelino de Lima, as melhorias vieram em boa hora. “Em dias de chuva não tinha jeito de sair para lugar nenhum. Agora com a estrada arrumada ficou muito bom, agradecemos a todos que se empenharam para trazer essas melhorias para a nossa comunidade”, disse ele.

O programa Gestão por Bacias da Itaipu foi concebido com os seguintes objetivos: Promover a conservação dos solos da Bacia do Paraná 3 – BP3; Melhorar o sistema viário rural da BP3, reduzindo o aporte de sedimentos das estradas para o reservatório e contribuindo para a qualidade de vida dos agricultores; Implementar medidas de saneamento rural, reduzindo a contaminação dos recursos hídricos e beneficiando diretamente os agricultores; Contribuir para a correção de passivos ambientais das propriedades rurais nas diferentes microbacias hidrográficas da BP3;  Minimizar impactos da atividade agropecuária sobre o reservatório da Itaipu, em termos de aporte de sedimentos, nutrientes e agrotóxicos; Fazer a gestão dos recursos hídricos proporcionando os usos múltiplos das águas, em conformidade com Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433 de 8 de janeiro de 1997, Art. 1º); Contribuir para a proteção das áreas de matas ciliares.