Escolas municipais desenvolvem o Programa Mais Educação

Escolas municipais desenvolvem o Programa Mais Educação

As escolas municipais Atílio Carnelose, Geraldo Batista Chaves e José do Couto Pinna foram selecionadas para participar do Programa Mais Educação. Este programa foi criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10.

Ele constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino, que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diária, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

De acordo com o projeto educativo em curso na escola, são escolhidas seis atividades, a cada ano, no universo de possibilidades ofertadas.

Conforme a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Suênia Borges Grazilio, as escolas foram contempladas com recursos financeiros para desenvolver as atividades. “Essas ações só vem a somar com a qualidade do ensino e formação dos nossos alunos, preparando – os melhor para o futuro”, destacou a secretária.

Confira as atividades desenvolvidas pelas escolas, através do programa:

Atílio Carnelose

A Escola Municipal Atílio Carnelose atende 140 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental/Séries iniciais em contraturno escolar, por meio do Programa Mais Educação. São oferecidas atividades de acompanhamento Pedagógico, Pintura, Artesanato Popular, Futsal e Dança.

Geraldo Batista Chaves

Na Escola Municipal Geraldo Batista Chaves são oferecidas atividades internas como: Orientação de Estudos atendidos por duas monitoras e atividades externas: Pintura e Xadrez realizadas no Ponto de Cultura. Este Programa atende 64 alunos do 1º ao 5º ano. O projeto visa fomentar por meio de sensibilização, incentivo e apoio, projetos ou ações de articulação de políticas sociais e implementação de ações socioeducativas, integrando as atividades ao Projeto Político Pedagógico.

José do Couto Pinna

A Escola Municipal José do Couto Pinna atende 95 alunos do 1º ao 5º ano, por meio do programa. Com a verba recebida, foram adquiridos vários materiais didáticos, dois armários e um notebook. Seis monitores desenvolvem as seguintes disciplinas: Leitura e Produção Textual; Orientação de Estudos e Leitura; Educação em Direitos Humanos e Futsal, sendo estes: Caroline, Efigênia, Derli, Nilce, Bruna e Terezinha; e conta também com a colaboração da Nutricionista Jaqueline cedida pela Secretaria Municipal de Educação, trabalhando a disciplina Promoção da Saúde. Os monitores veem realizando um ótimo trabalho, com aulas criativas e diversificadas, sendo que os alunos já demonstram uma melhora significativa na aprendizagem.