Gestantes aprendem sobre introdução alimentar e o preparo de papinhas

E-mail Imprimir PDF

Gestantes aprendem sobre introdução alimentar e o preparo de papinhas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês. Depois dessa idade, o leite materno não contém mais, sozinho, todos os nutrientes de que o bebê precisa, especialmente o ferro, por isso outros alimentos passam a ser necessários para complementar a dieta.

Para isso, o primeiro passo é introduzir as frutas e legumes, em forma de suco e papinhas, na dieta do bebê. Com o objetivo de ensinar as gestantes do município a maneira correta de realizar a introdução alimentar para bebês após o 6º mês de vida, a nutricionista Veronice Adriane Schlindwein e as agentes comunitárias de saúde, Rosana Aparecida de Oliveira e Rejane da Silva realizaram na última sexta – feira (20/11), um curso para o Grupo de Gestantes do projeto “Mãe Veracruzense”.

“No curso foi abordada a importância de uma introdução alimentar correta, no momento certo e com os alimentos adequados, enfatizando uma alimentação saudável, com o objetivo de favorecer o crescimento e evitar doenças como diabetes, hipertensão, desnutrição e obesidade. As gestantes tiveram a oportunidade de provar a papinha doce e a salgada, onde percebeu-se o sabor real dos alimentos e não do sal e do açúcar, como já estamos acostumados. Como preparar a papinha e  a consistência da mesma também puderam ser considerados nessa demonstração, o que facilitou a compreensão do conteúdo trabalhado”, explicou a nutricionista.

PROJETO – O projeto “Mãe Veracruzense” é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Provopar e NASF.

Para participar das atividades, a gestante precisa estar em dia com seus exames e consultas. Os encontros acontecem todas as últimas sextas-feiras de cada mês. As gestantes que estão no 9º mês de gestação e participando regularmente dos encontros recebem o kit para cuidados com o bebê.



 

 

 


Acesso a Informação

Validação de Documentos

Transparência

Diário Oficial