Cozinheiras de Vera Cruz têm receitas publicadas em Caderno de Receitas Saudáveis

Cozinheiras da Rede Municipal de Ensino de Vera Cruz do Oeste tiveram suas receitas publicadas no 3º Caderno de Receitas Saudáveis das Cozinheiras da Bacia do Rio Paraná 3.O material foi lançado no dia dois de fevereiro, no estande da Itaipu, no Show Rural Coopavel, em Cascavel.

A cerimônia reuniu autoridades da região, empregados de Itaipu, além de merendeiras, nutricionistas e outros parceiros da Ação de Educação Ambiental, do Programa Cultivando Água Boa (CAB). O caderno é uma iniciativa da Itaipu e do Conselho dos Municípios Lindeiros, por meio do convênio Linha Ecológica, que integra as secretarias municipais de Educação da região.

As receitas publicadas foram: “Farofa colorida” da cozinheira Hilda Maria Marques Pereira e o “Suco refrescante de inhame” da cozinheira Rita Isabel da Silva Seidã.

O caderno reúne 54 receitas, duas de cada escola de 26 municípios, incluindo Palotina que não pertence à BP3, mas participou como convidada. No total, 110 merendeiras assinam as receitas. Os critérios foram nutrição, sustentabilidade, aceitação e promoção da agricultura orgânica e familiar, entre outros.

A Itaipu patrocinou a impressão de 2 mil cadernos. Os livros serão distribuídos nas secretarias de educação dos municípios da BP3.

Para a nutricionista da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Jaqueline Piati, o curso Saberes e Sabores bem como o 3° Concurso da Alimentação Saudável foi um incentivo para consumo de alimentos saudáveis e orgânicos no ambiente escolar e para formação de hábitos alimentares adequados. “O concurso valorizou o trabalho das cozinheiras que preparam alimentação saborosas e nutritivas para os alunos. Pra os profissionais nutricionistas que participaram da formação foi uma oportunidade de troca experiências”, comentou.

A nutricionista Jaqueline e as cozinheiras Rita e Hilda com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek