Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado com ações de conscientização

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), foi lembrado em Vera Cruz do Oeste com muita informação e conscientização.

Na segunda - feira (16/05) foi realizada uma capacitação para os atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e Rede Socioassistencial de Vera Cruz do Oeste. O evento reuniu cerca de 160 pessoas, entre autoridades, professores, membros do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, profissionais de saúde e comunidade em geral.

As atividades iniciaram com uma apresentação das crianças e dos adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Oficina de Música, ministrada pela professora Roberta Dal Maso Rigotti, da Secretaria Municipal de Assistência Social que tocaram e cantaram paródias referentes à data.

Em seguida aconteceu a palestra, a qual foi proferida pela Assistente Social e professora da Unioeste, Zelimar Bidarra, que abordou sobre o tema: Abuso e Exploração Sexual – significados e atendimento em rede.

O prefeito, Eldon Anschau participou do evento e destacou a importância de ações como essa. “Todos nós somos responsáveis pelo Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e devemos fazer a nossa parte, denunciando e não nos omitindo perante estas situações. O evento de hoje é uma grande oportunidade de aprendizado e aquisição de informação sobre como proceder nessas situações”, enfatizou.

Conforme a secretária de Assistência Social, Eliane Ovídio Sakai, o objetivo do evento foi reunir o público que atua diretamente com crianças e adolescentes, para um momento de reflexão e repasse de informações que ajudem no combate a esse tipo de violência. “O combate a este tipo de crime não deve ser apenas no dia 18 de maio e sim diariamente, por isso a importância de levar conhecimento a esses profissionais, bem como toda a sociedade”, destacou a secretária.

Além da palestra, a semana que antecedeu o dia 18 de maio foi trabalhada por meio de Orientação Social com o público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (crianças, adolescentes e idosos) o tema Abuso e Exploração Sexual – história do surgimento desta data e importância do Combate por meio de denúncia.

Também aconteceram na terça -feira (17/05), no Centro de Convivência, atividades diferenciadas por meio de cinco  apresentações realizadas pelas crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que participam da Oficina de Arte Circense e de dança, com o objetivo de integração com a comunidade. Estiveram presentes autoridades, alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, alunos da Escola de Educação Especial Irmã Dulce –APAE e comunidade.