28 - Ler Dort

E-mail Imprimir PDF

28 DE FEVEREIRO: DIA INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DAS LER/DORT

saude48_ler

Conscientizar empregados, patrões e a população em geral sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento, é o remédio mais eficiente para acabar com esta doença.

Pensando nisso, a Vigilância da Saúde do Trabalhador no município, com apoio das Profissionais de Enfermagem da 10ª Regional de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Vera Cruz do Oeste, promoveram no dia 02 de fevereiro um encontro com professores e demais profissionais da área, para discussão sobre o assunto.

saude51_ler

O objetivo foi levar informações que contribuam para a identificação e prevenção das LER/DORT, visto que os professores passam a maior parte do tempo escrevendo em quadro-negro, digitando e corrigindo provas e trabalhos, entre outras atividades pertinentes deste setor que podem causar um estresse biomecânico principalmente dos membros superiores, podendo agravar em doenças tipo: bursite, tendinite, tendinose, síndrome do impacto e etc.

Para a secretária de saúde Ivete Gonzatto Tomasin, essas ações de vigilância são de extrema importância para diminuir os casos dessas doenças, já que temos em nosso município vários professores afastados de suas atividades por conta das LER/DORT.

saude50_ler

O QUE SÃO AS LER/DORT

As LER - Lesão por esforço repetitivo e DORT - distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho, abrangem doenças relacionadas à estrutura musculoesquelética, cuja ocorrência é decorrente de sobrecarga no trabalho, que exigem do trabalhador realizar suas tarefas principalmente fazendo força física, em posições incômodas e inadequadas e de forma repetitiva. Essas condições provocam inflamações e lesões das estruturas do corpo, podendo causar sequelas de maneira irreversíveis.

FATORES DE RISCO

Os fatores de riscos, são trabalhos automatizados onde o trabalhador não tem controle sobre o ritmo de suas atividades; manutenção de uma postura/posição inadequada, na realização de uma tarefa; ritmo de trabalho acelerado para manter a produção, com constante pressão das chefias; execução de uma única tarefa pelo trabalhador com movimentos contínuos e repetitivos; jornadas de trabalho prolongadas com frequentes realização de horas extras sem respeito ao limite estabelecido em lei; falta de pausas durante a jornada de trabalho; trabalho realizado em ambientes frios, ruidosos e mal ventilado; equipamentos e máquinas com defeitos ou mal adaptados ao trabalho.

PREVENÇÃO

No ambiente e processo de trabalho, modificações/adaptações deverão ser realizadas visando respeito ao ritmo de trabalho do trabalhador, levando em consideração sua capacidade física; diminuição da jornada de trabalho e horas extras; estabelecimento de pausas durante a jornada de trabalho propiciando o descanso de músculos e tendões; revezamento de tarefas; postos de trabalho adequados para evitar a adoção de posturas corporais incorretas; mobiliários e máquinas ajustados as características físicas individuais dos trabalhadores; manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas; ambiente de trabalho com temperatura, ruído e iluminação adequados.

FUNÇÕES QUE APRESENTAM LER/DORT

Bancários, digitadores, cabeleireiros, auxiliares de produção em frigoríficos, costureiros, montadores de peças metalúrgicas, cozinheiros, operadores de caixa, operadores de marketing, auxiliar e técnicos de enfermagem, etc.

DICAS IMPORTANTES

Na medida do possível varie os movimentos do seu corpo durante o dia; corrija sua postura para sentar, deitar, caminhar, executar as tarefas domésticas; ajuste as tarefas domésticas e os móveis de maneira que não force nenhuma parte do seu corpo; faça exercícios físicos, se possível, combine exercício aeróbico, com exercícios visando o aumento da força muscular; alongue-se por cerca de 10 minutos a cada 50 minutos ao levantar da cama e sempre que executar uma atividade que exija força física.

 

A população pode procurar informações e orientação na Secretaria Municipal de Saúde - Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

saude49_ler

saude53_ler

 

 

 

 

Última atualização ( Sex, 24 de Fevereiro de 2017 10:11 )  

 


Acesso a Informação

Validação de Documentos

Transparência

Diário Oficial