MEIs

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL INCENTIVA O EMPREENDEDORISMO LOCAL

gabinete82_kelly

Incentivar o empreendedorismo local é uma das metas do Prefeito Ednei Sgobi, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio. A Secretaria disponibiliza toda infraestrutura para as pessoas que desejam se tornar microempreendedora, por meio da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

A Secretaria conta com a Secretária Kelly Schell e uma estagiária para esse tipo de atendimento. "Todo o processo, orientação, formalização e acompanhamento, é disponibilizado à população de forma gratuita, desta forma, ganham os novos empreendedores e também o município", ressalta a Secretária Kelly.

Neste ano já foram realizados mais de 380 (trezentos e oitenta) atendimentos e 16 (dezesseis) microempreendedores formalizaram suas atividades, e assim puderam expandir os seus negócios e gerar emprego. Entre as atividades mais procuradas estão: pedreiro, barbeiro e eletricista.

A Secretária de Indústria e Comércio, Kelly Schell, chama a atenção para o fomento do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico da cidade. "Com o MEI, mais pessoas estão saindo da informalidade e contribuindo para o crescimento econômico do município".

Além de expandir o seu negócio, estes empresários passam a gerar novos postos de trabalho, oferecendo mais empregos para a comunidade. "É um ciclo de crescimento e desenvolvimento para a nossa cidade", ressalta a Secretária.

O objetivo, diz Kelly, é fazer com que esta parcela da população se formalize, incluindo os ambulantes que desenvolvem suas atividades irregulares e até mesmo aqueles que exercem a atividade ambulante de forma regular.

O pagamento de impostos para os microempreendedores individuais é de forma unificada e simplificada através de um único Documento de Arrecadação do Simples Nacional - DAS, sendo seu vencimento todo dia 20 (vinte) de cada mês.

Independente do valor da sua receita bruta dentro do mês, o valor fixo mensal corresponde à soma das seguintes parcelas: R$ 46,85(quarenta e seis reais e oitenta e cinco centavos) - INSS, R$ 1,00 (um real) - (ICMS caso a atividade do MEI for comércio ou indústria) e R$ 5,00 (cinco reais) - (ISS caso sua atividade esteja relacionada a prestação de serviços).

O empreendedor cadastrado no MEI tem vários benefícios como: Cobertura Previdenciária; Menor custo com funcionário; Sem taxas de registro; Sem burocracia; Acesso a serviços bancários, inclusive crédito; Menos tributos; Controles muito simplificados; Possibilidade de vender para o Governo; Serviços gratuitos; Apoio técnico do Sebrae e Possibilidade de crescimento como empreendedor.

Entre janeiro e maio deste ano, os microempreendedores precisam fazer uma Declaração Simplificada (DASN/SIMEI) de seus rendimentos, referente ao ano de 2016. Até o momento a Secretaria de Indústria e Comércio já auxiliou no envio da Declaração de 84 (oitenta e quatro) MEIs.

Outras preocupação da Secretaria é localizar e contatar os MEIs inadimplentes para estimular a sua regularização e também identificar aqueles que não deram continuidade ao processo junto à Prefeitura para adquirir as respectivas licenças de funcionamento.

Muitas das pessoas que ficam sabendo dos benefícios do MEI percebem que sua vida profissional pode dar um salto extraordinário de qualidade. A história desses empreendedores ratifica que vale a pena ser um empreendedor, por contarem com toda retaguarda assistencial e segurança para investirem e potencializar seus negócios.

Sair da ilegalidade é fácil, prático e rápido, com tanto apoio e incentivo fica mais fácil crescer.

Mais informações na Prefeitura / Secretaria de Indústria e Comércio.

mei

Última atualização ( Qui, 23 de Março de 2017 07:14 )