Seminário Agricultura Familiar

VERA CRUZ DO OESTE PARTICIPA DO SEMINÁRIO: PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR

agricultura146

Hoje (02/06) a Tecnóloga Ambiental Silvia Maccari Petricoski e o Técnico Agropecuário Allan Rogério Lopes da Silva participaram do Seminário do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar através da produção de alimentos saudáveis e do acesso ao mercado institucional de alimentos (PAA E PNAE) nos municípios da Bacia do Paraná 3 - BP3.

O evento ocorreu na Unioeste de Marechal Cândido Rondon.

Na ocasião o Sr. Nardel Luiz Soares da Silva, Diretor do Centro de Ciências Agrárias da Unioeste apresentou um projeto técnico que irá beneficiar agricultores e merendeiras da BP3, através de capacitações cursos e diagnósticos das propriedades com levantamento de deficiências e potencialidades bem como a demanda de alimentos para merenda escolar.

O projeto terá duração de dois anos e ao final será elaborado e divulgado um catálogo de todas as propriedades agroecológicas e agroindústrias dos 29 municípios da BP3.

O evento também contou com a palestra da Nutricionista da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon Jaciara Reis que falou sobre o sistema de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN, além de apresentar as experiências do Plano Municipal de Segurança de Segurança Alimentar e Nutricional - PLANSAN dos municípios de Cascavel e Toledo.

O evento finalizou com a palestra do Sr. Alfredo Benatto - Médico Veterinário da Superintendência em Vigilância da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, que falou sobre Alimentação e Saúde X Agrotóxicos. Relatou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido no setor de Resíduos Químicos em Alimentos, com amostras coletadas em CEASAS e Colégios Estaduais.

Os dados apresentados são alarmantes e despertam para a necessidade de se produzir e consumir alimentos agroecológicos com o objetivo de reduzir os resíduos agroquímicos, visando assim, segurança alimentar e nutricional.

agricultura145

Última atualização ( Sex, 02 de Junho de 2017 15:23 )