NASF

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

capa

O Programa Saúde na Escola - PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção e prevenção de doenças, como o sobrepeso e obesidade, doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo, álcool e drogas, que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, jovens e adultos da rede pública de ensino.

Para isso, o programa fomenta o trabalho interdisciplinar entre as secretarias municipais para melhor desenvolvimento das ações.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, juntamente com as Equipes de Saúde da Família - ESF, realizaram em abril, maio e junho deste ano, a pesagem de crianças, jovens e adultos matriculados nas escolas do município e Colégios Estadual, além da Escola Especial Irmã Dulce, sendo uma das ações contempladas no programa, proporcionar resultados que possam indicar as ações necessárias para serem desenvolvidas durante o ano.

Segundo a Nutricionista do NASF, Veronice A. Schlindwein, "estamos enfrentado um aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias, contribuindo para que as doenças crônicas sejam a principal causa de morte entre adultos".

A mudança dos padrões alimentares e de atividade física, explicam esse crescente aumento, pois, muitas famílias tem deixado de consumir pratos tradicionais e aumentando a ingestão de alimentos ultra processados e de baixa qualidade nutricional, e ainda favorecendo a prática do sedentarismo.

CAMPANHA CONTRA VERMINOSES

Juntamente com as pesagens, foi realizada a III Campanha Nacional contra Verminoses, nas escolas públicas de todos o país, e teve como público-alvo os escolares de 5 a 14 anos de idade, tendo como objetivo esclarecer sobre a cura, ensinar a se proteger dessas doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

As verminoses são infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo, podendo causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

Segundo o Diretor Técnico Farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo da Silva Carvalho, o tratamento é bem simples, a partir do uso de medicamentos que não causam muitos efeitos colaterais e são eficientes no combate aos parasitas.

A prevenção corresponde a melhor forma de proteger a saúde contra as verminoses. Lavar bem as mãos sempre que usar o banheiro, ou antes das refeições, higienizar e desinfetar os alimentos antes do preparo, principalmente se forem consumidos crus, bem como beber água tratada, filtrada ou fervida, são medidas simples de serem praticadas. Caso apresente algum sintoma "suspeito", procure orientação médica imediatamente. Não tome medicamentos por conta própria.

apae1 apae2

apae3 apae4

atilio2 atilio3

atilio4 atilio1 atilio5