Reunião Hiperdia

E-mail Imprimir PDF

REUNIÃO COM HIPERTENSOS

saudevero

No dia 27 de junho aconteceu a reunião com  os hipertensos na Unidade Básica de Saúde do Centro.

A palestra foi ministrada pela Nutricionista do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Veronice A. Schilindwein, que abordou sobre os perigos do uso indiscriminado dos adoçantes artificiais.

Existem adoçantes naturais e artificiais. Os naturais são sempre a melhor opção, e os artificiais em geral devem ser evitados, como a sacarina, aspartame e ciclamato de sódio, principalmente por diabéticos, hipertensos e pessoas com problemas renais, pois esses componentes podem elevar a pressão arterial. Lembrando que também estão presentes em produtos light e diet. Já a sucralose (extraída da cana de açúcar) e o esteviosídeo (extraído da planta Stevia Rebaudiana), são adoçantes naturais que não agridem sua saúde, por isso recomenda-se mais o seu uso, sempre em pequenas dosagens.

Segundo a Nutricionista, a recomendação é que nunca se use adoçantes de maneira exagerada na alimentação diária, e que seja, preferencialmente, consumidos por pessoas diabéticas.

O consumo indiscriminado pode causar problemas à saúde, como aumento do peso, hipertensão, problemas renais de fígado, depressão, câncer, entre outros.

Por isso, antes de iniciar o uso de adoçantes, procure orientação do médico ou nutricionista para saber qual a melhor indicação de acordo com a sua necessidade.

 

 


Acesso a Informação

Validação de Documentos

Transparência

Diário Oficial