Semana da Árvore

SEMANA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE

nascente1

A semana em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) em Vera Cruz do Oeste foi marcada por diversas atividades, realizadas pela administração municipal, por meio das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Educação, Cultura e Esportes em parceria com a Itaipu Binacional, através do Programa “Encontros e Caminhos”.

As comemorações tiveram início na terça-feira, dia 19/09, com a Recuperação de uma nascente em propriedade rural na Linha Jacutinga, tendo a participação dos alunos do 5º ano matutino da Escola Municipal Atílio Carnelose, tal ação é de suprema importância pois visa a disponibilidade de água de boa qualidade às famílias dos agricultores e sensibilização ambiental dos alunos.

nascente2

No dia 20/09, foi realizada Campanha de Coleta de Materiais de difícil descarte, como eletroeletrônicos e pilhas e baterias na Praça Central, com esta ação foi possível dar destinação correta para aproximadamente uma tonelada de materiais que quando dispostos em locais inadequados acabam por contaminar o solo e lençóis freáticos.

coleta1

Na quinta-feira, dia 21/09, o Dia da Árvore foi comemorado com o plantio de aproximadamente 150 mudas de espécies nativas, parte delas foram plantadas pelos alunos dos 4º anos das Escolas Municipal José do Couto Pinna e Atílio Carnelose, objetivando a recuperação de uma área degradada próxima a uma nascente, em propriedade na Linha Querubim e outra parte foram plantadas no Lago Municipal, pelos alunos do 4º da Escola Municipal Geraldo Batista Chaves e alunos da Escola de Educação Especial Irmã Dulce. Durante esta ação, as Gestoras de Educação Ambiental, Marlene Livia Toderke e Denize Soutier Chiqueti, explanaram sobre a importância das árvores pela liberação de oxigênio, auxílio na regulação de temperatura e retenção de água no ambiente.

arvore1

Como fechamento das ações, no dia 22/09 (sexta-feira), foi realizada mais uma etapa do Projeto “A beleza das Orquídeas”, atividade realizada há vários anos e que vem auxiliando cada vez mais o embelezamento da cidade, através do plantio de mudas de orquídeas nos troncos de árvores. Neste ano, os alunos do 5º ano matutino da Escola Municipal Atílio Carnelose e 9º ano do Colégio Estadual Marquês de Paranaguá, realizaram o plantio nas árvores da Av. Padre Anchieta e os alunos da Escola de Educação Especial Irmã Dulce efetuaram o plantio na Av. Antônio Villas Boas.

orquideas

orquideas2

orquideas3

A Gestora de Educação Ambiental, Marlene Toderke, avaliou como um evento de grande sucesso e agradeceu a participação de todos envolvidos, como a Itaipu Binacional, através do Programa “Encontros e Caminhos”, Administração Municipal, integrantes do Coletivo Educador da Bacia do Paraná III do município, que advém de diversas esferas, como escolas municipais e estaduais, cooperativas, EMATER e Pastoral da Criança, além do Instituto Sicoob e a empresa Reciclagem Chaves de materiais eletroeletrônicos.

Clique aqui para ver mais fotos.

Última atualização ( Ter, 26 de Setembro de 2017 14:09 )