Benzeno

E-mail Imprimir PDF

DIA NACIONAL DA LUTA CONTA EXPOSIÇÃO AO BENZENO

benzeno2

A Secretaria Municipal de Saúde de Vera Cruz do Oeste, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador fez ações educativas alusivas ao Dia Nacional de Luta conta a Exposição ao Benzeno no dia 05 de outubro do corrente ano.

No decorrer desta semana, os técnicos realizaram panfletagens em postos de combustíveis e exposição de banners e faixas com orientações preventivas sobre os riscos que o benzeno pode causar à saúde das pessoas com exposição prolongada.

O dia 05 de outubro tornou-se em todo o país o Dia Nacional da Luta Contra a Exposição ao Benzeno. A data homenageia o trabalhador Roberto Krappa, que morreu em 5 de outubro de 2004, vítima de Leucemia Mieloide Aguda, decorrente da alta exposição à substância benzeno.

benzeno1

O QUE É O BENZENO

O benzeno é uma substância química tóxica presente também nos combustíveis. Seus vapores causam diversos sintomas, podendo desencadear várias doenças quando inalados ao longo do tempo.

O QUE É O BENZENISMO

É o conjunto de sinais, sintomas e exposições agudas ou crônicas ao benzeno.

A exposição aguda ocorre em altas concentrações apresentando sinais e sintomas neurológicos.

Exposição crônica ocorre na presença de baixas concentrações de benzeno por um grande período laboral, apresentando sinais e sintomas clínicos diversos que levam à complicações em médio ou longo prazo. Um exemplo comum é a Leucemia ou Câncer de Sangue.

MEIOS DE PREVENÇÃO

No momento do abastecimento, use o bico da bomba no modo automático e se afaste do local; Não utilize panos, flanelas ou estopas para secar o líquido derramado, lave com água; Lave sempre e muito bem as mãos antes da refeições; Se tiver que lavar a roupa de trabalho em casa, não as misture com as demais, lave-as separadamente; Jamais retire combustível de um tanque ou outro recipiente aspirando o líquido com a boca. Use bomba de sucção adequada; Não use gasolina para limpar as mãos e outras partes do corpo; Frentistas, quando grávidas devem ser remanejadas da função; Não fumar, comer, beber ou aplicar maquiagem onde se manipula estas substâncias químicas.

Última atualização ( Sex, 06 de Outubro de 2017 08:48 )  

 


Acesso a Informação

Validação de Documentos

Transparência

Diário Oficial