Folia de Reis 2018

Tradicional Folia de Reis é sucesso novamente

O encerramento da peregrinação aconteceu no sábado (13) e um grande público prestigiou a festa no Centro Esportivo Carlos Anizelli. O evento contou com momentos de oração, agradecimentos, homenagens, jantar de confraternização e baile.

A Companhia Estrela do Oriente é a organizadora da festa, que engrandece o calendário festivo de Vera Cruz do Oeste a quase 50 anos e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

A FOLIA DE REIS:

Também conhecida como Reisado, é uma festa popular brasileira de caráter religioso (católico). Também considerada de caráter folclórico (espécie de folguedo), ela é realizada entre o período do Natal até o Dia de Reis (6 de janeiro). Na Folia de Reis, grupos organizados de pessoas saem pelas ruas da cidade, visitando as casas e tocando músicas populares e entoando cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus. Junt)o com os músicos vão pessoas vestidas com roupas de personagens ligados ao tema da festa.

Alguns aspectos tradicionais da Folia de Reis foram trazidos para o Brasil no final do período colonial (provavelmente no começo do século XIX), pelos portugueses. Porém, de acordo com estudiosos da cultura popular, esta festa tem sua origem na Espanha.

A porta de entrada foi o nordeste brasileiro. Porém, em nosso país a Folia de Reis ganhou traços culturais particulares, incorporando aspectos da cultura brasileira. Um destes exemplos está presente na música, com a presença das batidas típicas dos tambores africanos. Vale dizer também que a Folia de Reis possui traços particulares em cada região do Brasil.

Clique aqui para ver mais fotos.

Última atualização ( Ter, 16 de Janeiro de 2018 15:04 )