Evento Vigilância Sanitária

Vera Cruz do Oeste presente em evento sobre Vigilância Sanitária

O médico veterinário da Vigilância Sanitária de Vera Cruz do Oeste, Itacir Zinn Mostardeiro participou do I Encontro Estadual de Vigilância Sanitária  e do II Encontro Intermunicipal da Vigilância Sanitária - InterVISA, que aconteceu no município de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, entre os dias 24 e 26 de abril.

Os dois encontros tiveram como parceria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa e a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais. O evento teve início na noite. Os dois encontros contaram com a participação de 511 profissionais de 12 estados brasileiros.

Antônio Carlos Nardi, Secretário Estadual de Saúde comentou sobre a proporção do encontro. "É essencial a existência de seminários e reuniões onde vários profissionais podem se unir e debater questões pertinentes ao seu ritmo de trabalho. O fato de reunir 12 estados, amplia a troca de experiências e fortalece o papel da Vigilância em Saúde", afirma Nardi.

Na programação dos eventos, temas referentes ao licenciamento prévio, empreendedorismo, gestão de risco, indicadores de trabalho e resultados, harmonização de práticas, planejamento e orçamento público, práticas educativas, processos administrativos e responsabilidade civil, foram abordados por meio de mesas de discussão, minicursos e palestras.

Estiveram presentes o chefe do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana e a coordenadora da Divisão de Vigilância Sanitária de Alimentos Karina Ruaro falando sobre a construção do "Guia de Consulta Rápida para Investigação de Surtos por Doenças Transmitidas por Alimentos", lançado durante o evento, que vai auxiliar no processo de orientação das equipes na investigação dos surtos de intoxicação alimentar.

"O guia será uma ferramenta importante para o trabalho. Ele vai integrar as diversas áreas para a investigação de um surto por doenças alimentares, onde cada equipe terá sua responsabilidade em diminuir o número de surtos não concluídos e diminuir as subnotificações. É um manual de fácil leitura e entendimento para ajudar, principalmente, os novos técnicos que ingressarem no serviço público", enfatiza Ruaro.

Última atualização ( Qui, 03 de Maio de 2018 09:02 )