Secretaria de Saúde realiza Projeto "Melhor com Saúde" visando reeducação alimentar e física em Vera Cruz do Oeste

E-mail Imprimir PDF

Secretaria de Saúde realiza Projeto "Melhor com Saúde" visando reeducação alimentar e física em Vera Cruz do Oeste

O padrão alimentar atual evidencia o fenômeno da transição nutricional na população brasileira, que se caracteriza pelo elevado percentual de consumo de alimentos ricos em açúcar, gorduras saturadas, trans e sal, além do baixo consumo de carboidratos complexos e fibras.

Essa mudança nos hábitos alimentares e a falta de atividade física, associadas a complicações metabólicas e fatores externos favorecem ao acúmulo de gordura corporal e estão gerando altos índices de sobrepeso e obesidade na população brasileira. O que passou a ser um problema de saúde pública, afetando, não apenas a qualidade de vida das pessoas, mas também no surgimento de doenças crônicas.

Levando em consideração o número de pacientes na fila de espera para orientação nutricional, profissionais da Secretaria de Saúde de Vera Cruz do Oeste desenvolveram o "Projeto Melhor com Saúde", que propõe intervenção ao controle do sobrepeso, obesidade e comorbidades através de um grupo terapêutico multidisciplinar. O projeto está sendo desenvolvido pelas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família -  NASF e Estratégia Saúde da Família - ESF. A nutricionista do NASF Veronice A. Schlindwein é a responsável pelo projeto. A equipe multidisciplinar é composta por enfermeira, dentista, farmacêutico, educador físico, fisioterapeuta, psicóloga e agentes comunitários de saúde.

Entre os objetivos do projeto estão estimular o protagonismo no processo do sobrepeso e obesidade, reeducação alimentar, estimular a prática de exercício físico, propor medidas de redução de peso, eliminar e/ou controlar as complicações associadas ao excesso de peso e proporcionar qualidade de vida e saúde aos participantes. Estão sendo atendidos pacientes, maiores de 20 anos, cadastrados nas Unidades de Saúde do Jardim America, Jardim Bandeirante e Centro.

A secretária de saúde Ivete Tomasin explicou que o projeto teve inicio em julho e as ações educativas e de promoção a saúde acontecerão até dezembro desse ano, em encontros mensais noturnos. "Nossa meta principal é a reeducação alimentar, visando qualidade de vida. Para isso, os pacientes serão acompanhados mensalmente nos encontros com identificação de problemas de saúde, orientações alimentares e físicas para reeducação alimentar, verificação de pressão arterial e avaliação antropométrica, entre outros cuidados", esclareceu Ivete.

Última atualização ( Qua, 25 de Julho de 2018 14:41 )  

 


Concurso 2018

Acesso a Informação

Validação de Documentos

Transparência

Diário Oficial