PROGRAMA MELHOR COM SAÚDE

E-mail Imprimir PDF

Programa Melhor com Saúde proporcionou controle de peso e qualidade de vida a participantes

Levando em consideração o número de pacientes na fila de espera para orientação nutricional, profissionais da Secretaria de Saúde de Vera Cruz do Oeste desenvolveram o "Projeto Melhor com Saúde", que propôs intervenção ao controle do sobrepeso, obesidade e comorbidades através de grupo terapêutico multidisciplinar aos usuário do SUS.

O projeto aconteceu durante 6 meses, com acompanhamento dos pacientes com sobrepeso ou obesidade, pelas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF e Estratégia Saúde da Família - ESF. Formadas por nutricionista, educador físico, enfermeira, técnico em enfermagem, médico, dentista, farmacêutico, psicologo, fisioterapeuta e agentes comunitários de saúde. Os encontros aconteceram mensalmente nas unidades de saúde do Centro, Jardim Bandeirantes e Jardim América.

No dia 31/01 aconteceu o encerramento do projeto na Unidade de Saúde do Centro, onde foi divulgado o resultado do projeto. Os três grupos iniciaram com 63 pessoas, sendo que 34 continuaram até o último encontro. Dessas 34 pode-se contabilizar diminuição de 83 kg de peso corporal, controle de pressão arterial e diabetes, melhora do sono, disposição e da auto estima, considerando assim, que o objetivo principal que era oferecer qualidade de vida aos participantes, foi atingido.

Segundo a secretária de saúde Ivete Gonzatto Tomasin o projeto comprovou que com a mudança no comportamento e no estilo de vida, pode haver melhora significativa na saúde, apenas com passos simples, como orienta o Ministério da Saúde e através de reeducação alimentar e física. "Podemos dizer que o resultado do projeto foi de relevante importância e vai continuar sendo aplicado em 2019, para beneficiar novos participantes", afirmou Ivete.

 

 

 

 

Última atualização ( Ter, 01 de Janeiro de 2002 03:50 )  

 


Concurso 2018

Acesso a Informação

Validação de Documentos

Transparência

Diário Oficial