No dia 14 de julho a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos recebeu a partir do Programa de Florestas Urbanas da COPEL, a doação de 350 mudas de árvores para substituição e gestão da arborização urbana, visando promover o plantio de espécies que não alcançam a rede elétrica.
As mudas são cedidas aos municípios paranaenses priorizando a qualidade da arborização urbana e com o intuito de reduzir o número de intervenções drásticas nas árvores localizadas próximas ou embaixo das redes da distribuidora de energia.
Entre as espécies recebidas contamos com Ipê Branco, Ipê Amarelo, Dedaleiro, Calistemo, Camélia, Caliandra e Cerejeira do Japão.
De acordo com o viveirista municipal João de Jesus Domingos, essas espécies não ultrapassam 5 metros de altura e são apropriadas para a realização da substituição de árvores mortas e inadequadas, pois tornam o nosso meio ambiente diversificado, proporcionam o embelezamento em nossa cidade e trazem inúmeros benefícios. Entr os benefícios proporcionados por nossas árvores podemos citar “a absorção da água da chuva, a diminuição da poluição sonora, aumentam a biodiversidade, absorvem o gás carbônico, filtram o ar, diminuem os efeitos das ilhas de calor e além de oferecer sombra, diminuem o nível de estresse das pessoas”.