Município de Vera Cruz do Oeste esteve representado no Fórum Estadual “A Cidade e o Saneamento”, para Implantação de Fundo Municipal de Saneamento

O Município de Vera Cruz do Oeste foi representado pelo Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Valdemir Marques Berdusco, no Fórum Estadual “A Cidade e o Saneamento”, evento ocorrido na capital Paranaense. O evento muito importante trata da criação do Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental, para que o Município possa receber o percentual de até 2% da receita operacional direta obtida pela companhia de saneamento no município, no caso de Vera Cruz, a Sanepar.

O objetivo do curso é capacitar os municípios em relação a Resolução AGEPAR nº 10/2022 e suas alterações, a qual dispõe sobre critérios e condições do repasse da parcela da receita direta dos prestadores de serviço.

O objetivo do Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental é nortear ações que podem envolver ampliação dos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário em regiões fora da área de prestação de serviços da Sanepar, como áreas rurais ou urbanas isoladas que necessitem de soluções individuais ou alternativas, em ações de preservação de mananciais, em obras de drenagem urbana ou limpeza pública e destinação dos resíduos sólidos urbanos sob responsabilidade dos municípios,  entre outras.