NOTA: Morte de peixes no Lago Municipal de Vera Cruz do Oeste

NOTA: Desde a última semana de Novembro de 2023, foi observado que está havendo a morte de peixes no Lago Municipal de Vera Cruz do Oeste, sendo somente da espécie Oreochromis niloticus, nome comum, Tilápia-do-Nilo.

No local, foi constatado que os indivíduos mortos são de médio a grande porte, e também, que estamos em período de reprodução.

Consultado técnico sobre a situação que está ocorrendo, e observado em loco, o mesmo nos informou que possivelmente as mortes têm ocorrido devido ao período de reprodução da espécie, onde há disputa por território para construção de ninho, que por sua vez, os indivíduos acabam se lesionando e também, esse comportamento gera grande estresse o que contribui para a morte dos mesmos.

A possibilidade de contaminação da água do Lago para a morte dos peixes, neste caso, é praticamente nula, pois se este fosse o problema, peixes de outras espécies e de outros tamanhos morreriam também, o que não é o que foi observado.

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos vêm fazendo o recolhimento dos peixes que morreram e também está fazendo o monitoramento para acompanhar a evolução do caso.

A Diretora de Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Michelli Gomes, entrou em contato com Universidades, Itaipu Binacional e outras instituições, no intuito de conseguir parceria para realizar análise e monitoramento de água de forma gratuita, mas não foi possível este tipo de parceria.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Valdemir Berdusco, para poder realizar este serviço, será montado um processo licitatório para contratação de empresa especializada em análise de água para que seja feito monitoramento da qualidade da água por pelo menos um período de 6 meses, para que seja excluída toda e qualquer possibilidade de que a água esteja com contaminantes. A Secretaria fica à disposição para eventuais esclarecimentos à população.